"Os lugares da liga são mais importantes que os bons jogadores." - (Luís Filipe Vieira, cadastrado presidente do Benfica)
"O doutor Vale e Azevedo só foi preso depois de sair da presidência do Benfica. Quando lá estava não havia coragem de lhe tocar." - (Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados)

João Rodrigues escolhia árbitros para o SL Benfica

>> samedi 4 février 2012

João Rodrigues escolhia árbitros para o SL Benfica

Aqui há uns tempos, João Rodrigues, ex-presidente da FPF, exibia com orgulho o pin do SL Benfica, clube do seu coração, num programa de desporto da TVI24. É por isso sempre bom recordar o seu envolvimento no processo Apito Dourado.

Segundo o que foi apurado e publicado na imprensa na altura, o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ferrenho benfiquista, João Rodrigues, era o responsável pela escolha de árbitros em nome precisamente do SL Benfica. Era com ele que Pinto de Sousa falava, intercedendo em nome de Luís Filipe Vieira.
Infelizmente e porque estranhamente (ou talvez não..) nenhum dos dois foi colocado sob escuta, não existem relatos das conversas entre os dois. Pelo contrário o que não faltaram foram escutas de conversas entre o João Rodrigues e Pinto de Sousa.
Vejamos uma notícia publicada a esse respeito:
Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista.
Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no processo ‘Apito Dourado’ da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta.
José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no ‘Apito Dourado’. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril ou casos envolvendo a sua vida pessoal (como a situação onde foi apanhado em excesso de velocidade e que o levou e pedir a Valentim que evitasse a apreensão da sua carta de condução).
Nos inúmeros volumes do ‘Apito Dourado’ só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.
Os dirigentes do Sporting não foram apanhados em nenhuma escuta comprometedora.
“ELE QUER O ÁRBITRO DO BELENENSES”
Pinto de Sousa pediu a João Rodrigues para falar com Vieira a propósito da nomeação do árbitro para a meia-final da Taça de Portugal da época 2003/2004, que ia pôr em confronto o Benfica e o Belenenses. Vieira terá dito que queria o árbitro que apitara o mesmo encontro para o campeonato.
“Ele ficou doido. Quer o do Belenenses”, disse João Rodrigues a Pinto de Sousa, que lamentou a escolha: “É um bocado chato. Vão perguntar por que repito a nomeação.” João Rodrigues não desarmou: “Vai ser uma chatice [...], o Benfica vai contestar isso”, respondeu, acrescentando: “O Duarte Gomes nem vê-lo… Olegários nem pensar.”
O QUE ELES DISSERAM
“Sr. presidente, está ocupado? Fala Veiga [...] Era um favorzinho … Como você é muito amigo…, a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem. [...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe.” José Veiga
“Nomeie o Devessa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Vieira estava zangado].” João Rodrigues
“Eu precisava de uma ajudinha. Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a taça. [...] Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse.” Pinto Sousa
“Eu vou ligar ao Luís Filipe. [...] Já lhe ligo.” João Rodrigues
22/06/2007
Correio da Manha
http://csifutebol.wordpress.com/

0 commentaires:

Enregistrer un commentaire

About This Blog

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP