O melhor da Máfia do Benfica
>> mardi 23 octobre 2012
O candidato a presidente do Sport Lisboa e Benfica em 2009 e presidente do Grupo da Luz, Bruno Carvalho, coloca em causa através de um comunicado enviado às redacções a validade do número de sócio de Luís Filipe Vieira.
Bruno Carvalho pretende que o actual presidente do Benfica responda basicamente duas perguntas: em que ano se tornou sócio do Sport Lisboa e Benfica?; e em que ano recebeu o seu emblema de prata?.Caso estas perguntas sejam respondidas, «com a documentação adequada, o assunto fica encerrado», garante Carvalho, derrotado por Vieira na corrida ao trono benfiquista em 2009
O comunicado na íntegra:
«Neste momento, a blogosfera foi invadida pela suspeita relativamente à veracidade do número de sócio de Luís Filipe vieira.
Confesso que este assunto não é novo para mim, pois algumas suspeitas levantaram-se já em 2009.
Mas recordemo-nos todos que, em 2009, para alguém se poder candidatar a Presidente do Benfica, necessitava apenas de 5 anos de antiguidade como sócio, o que, evidentemente, Luís Filipe Vieira tinha, uma vez que era Presidente do Benfica há 6 anos.
No entanto, a mal intencionada alteração dos estatutos subiu essa fasquia para 25 anos, o que torna muito mais sensível o tema da antiguidade, sobretudo se houver suspeitas quanto à autenticidade da inscrição de um sócio.
Este assunto é muito sério, não somente porque o sócio em questão é Presidente do Sport Lisboa e Benfica há 9 anos, mas também porque algo assim não poderia ser feito sem a colaboração de alguém de dentro do Benfica, o que mancharia, e muito, o bom nome do Clube.
Mas, perante os dados vindos a público há coisas que não podem ser escamoteadas e que devem ser cabalmente esclarecidas pelo próprio e pelo Clube.
Só assim é que a necessária seriedade na vida do Benfica poderá ser salvaguardada.
Em primeiro lugar, parece-me importante perceber como é possível que, numa listagem de 1991, os sócios João Carlos Filipe e José Manuel Assunção Piço tenham números seguidos e actualmente Luís Filipe Vieira apareça no meio deles:
NUMERAÇÃO 1991:
11056 João Carlos Filipe
11057 José Manuel Assunção Piço
NUMERAÇÃO ACTUAL:
5198 João Carlos Filipe
5199 LUIS FILIPE FERREIRA VIEIRA
5200 José Manuel Assunção Piço
Alguém consegue explicar isto?
Muito bem. Por momentos, assumamos que foi um erro de tipografia!
Vamos, então, saber em que ano é que Luís Filipe Viera recebeu o emblema de dedicação de prata que é entregue aos sócios com 25 anos de filiação associativa de acordo com o previsto nos estatutos do Sport Lisboa e Benfica.
Para nos ajudar a perceber em que ano o Actual Presidente do Benfica recebeu o seu emblema foram identificados 2 outros sócios que já receberam os seus emblemas de prata: um sócio mais antigo que Vieira e outro mais recente.
Recorde-se que Viera é o sócio 5.199, de acordo com a página oficial do Benfica.
Através de um contacto estabelecido, um sócio do clube, aproximadamente 700 números acima, logo mais recente que Vieira, revelou que recebeu o seu emblema de prata em 1994, um ano após ter completado os seus 25 anos de sócio do Benfica.
Se olharmos para outro sócio do Benfica, um tal de Eusébio da Silva Ferreira, vemos que ele é o sócio 4.072.
Como a maior parte dos Benfiquista se recorda, Eusébio chegou a Lisboa em 1961 e fez-se sócio do Benfica nesse ano. Recebeu pois o seu emblema de ouro, correspondente a 50 anos de sócio, um ano após os ter completado, isto é, em 2012, o que significa que recebeu o emblema de prata em 1987.
Deste modo, encontramos um sócio mais antigo que Vieira que recebeu o seu emblema de prata em 1987 e um mais recente que recebeu o mesmo emblema em 1994.
Assim, facilmente se percebe que Vieira terá que ter recebido o seu emblema de prata dentro desse intervalo de tempo: entre 1987 e 1994.
Falta apenas dizer um pormenor: a entrega dos emblemas e distinções do Benfica é sempre anunciada publicamente no jornal do Benfica.
Acontece que, consultados todos os jornais do Benfica entre 1985 e 2000, em nenhum aparece o nome do actual Presidente do Benfica.
Também, de entre os sócios mais conhecidos, não houve ninguém que se lembrasse de ter havido tal entrega.
Pergunta-se então: o que se passou?
A resposta é fácil de ser dada: Luís Filipe Vieira só tem que vir a público e esclarecer duas questões:
- em que ano se tornou sócio do Sport Lisboa e Benfica?
- em que ano recebeu o seu emblema de prata?
Já agora, alguém da secretaria do Benfica deve esclarecer cabalmente como é que, em 1991, os sócios João Carlos Filipe e José Manuel Assunção Pico tinham números seguidos (11056 e 11057, respectivamente) e actualmente Luís Filipe Vieira está no meio deles.
Esclarecidas essas questões publicamente, com a documentação adequada, o assunto fica encerrado.
Caso contrário, estaremos perante um problema sério no Benfica.
Bruno Carvalho
Sócio nº 70.853
Desde 30/09/2002
Candidato a Presidente do Sport Lisboa e Benfica em 2009
Presidente do Grupo da Luz»
Diario Digital.sapo.pt/
1 commentaires:
Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).
Enregistrer un commentaire